terça-feira, 23 de maio de 2017

CURSO OPÇÃO - FONTES DE ENERGIA



 FONTES DE ENERGIA

01. "A idade da pedra chegou ao fim, não porque faltassem pedras; a era do petróleo chegará igualmente ao fim, mas não por falta de petróleo".  Considerando as características que envolvem a utilização das matérias-primas citadas no texto em diferentes contextos histórico-geográficos, é correto afirmar que, de acordo com o autor, a exemplo do que aconteceu na Idade da Pedra, o fim da era do Petróleo estaria relacionado.
a) à redução e esgotamento das reservas de petróleo.
b) ao desenvolvimento tecnológico e à utilização de novas fontes de energia.
c) ao desenvolvimento dos transportes e consequente aumento do consumo de energia.
d) ao excesso de produção e consequente desvalorização do barril de petróleo.
e) à diminuição das ações humanas sobre o meio ambiente.

02. Em usinas hidrelétricas, a queda d'água move turbinas que acionam geradores. Em usinas eólicas, os geradores são acionados por hélices movidas pelo vento. Na conversão direta solar-elétrica são células fotovoltaicas que produzem tensão elétrica. Além de todos produzirem eletricidade, esses processos têm em comum o fato de:
a) não provocarem impacto ambiental.
b) independerem de condições climáticas.
c) a energia gerada poder ser armazenada.
d) utilizarem fontes de energia renováveis.
e) dependerem das reservas de combustíveis fósseis.

03. Existem diversas modalidades de energia que são utilizadas pelo homem. Dessas, uma se caracteriza pela utilização do calor interno do planeta. Esse calor, que aciona turbinas elétricas, gera a modalidade de energia conhecida como:
a) Energia Gravitacional.
b) Energia Geotérmica.
c) Energia das Marés.
d) Energia Fóssil.
e) Energia de Xisto Betuminoso.

4.“Não existe geração de energia sem impacto ambiental. Esse impacto só será reduzido, se diminuirmos o consumo”, Dentre as fontes de energia indicadas abaixo, assinale a opção que apresenta a fonte alternativa de menor impacto ambiental.
a) construção de pequenas centrais hidrelétricas.
b) construção de usinas térmicas que aproveitam a energia do urânio e do plutônio
c) geração de energia a partir dos ventos (eólica)
d) utilização de bagaço da cana e de biogás de lixo (biomassa)

05.  “Águas de março definem se falta luz este ano”. Esse foi o título de uma reportagem em jornal de circulação nacional, pouco antes do início do racionamento do consumo de energia elétrica, em 2001. No Brasil, a relação entre a produção de eletricidade e a utilização de recursos hídricos, estabelecida nessa manchete, se justifica por que:
A) é grande o uso de chuveiros elétricos, cuja operação implica abundante consumo de água.
B) o sistema de tratamento da água e sua distribuição consomem grande quantidade de energia elétrica.
C) a geração de eletricidade nas usinas termelétricas utiliza grande volume de água para refrigeração.
D) o consumo de água e de energia elétrica utilizadas na indústria compete com o da agricultura.
E) a geração de eletricidade nas usinas hidrelétricas exige a manutenção de um nível mínimo de água nas barragens.

6. Em relação a energia hidroelétrica explique energia HIDROELÉTRICA.

7. A economia moderna depende da disponibilidade de muita energia em diferentes formas, para funcionar e crescer. No Brasil, o consumo total de energia pelas indústrias cresceu mais de quatro vezes no período entre 1970 e 2005. Enquanto os investimentos em energias limpas e renováveis, como solar e eólica, ainda são incipientes, ao se avaliar a possibilidade de instalação de usinas geradoras de energia elétrica, diversos fatores devem ser levados em consideração, tais como os impactos causados ao ambiente e às populações locais. Em uma situação hipotética, optou-se por construir uma usina hidrelétrica em região que abrange diversas quedas d'água em rios cercados por mata, alegando-se que causaria impacto ambiental muito menor que uma usina termelétrica. Entre os possíveis impactos da instalação de uma usina hidrelétrica nessa região, inclui-se:
a) a poluição da água por metais da usina.
b) a destruição do habitat de animais terrestres.
c) o aumento expressivo na liberação de CO2 para a atmosfera.
d) o consumo não renovável de toda água que passa pelas turbinas.
e) Aumento do buraco da camada de ozônio.

8.  Existem diversas modalidades de energia que são utilizadas pelo homem. Elas têm sua origem em diversas fontes, considerando a necessidade de diferenciar cada tipo de fonte energética para poder melhor produzir a energia que deseja, explique: 
a) Balanço Energético.      

b) Energia da Biomassa

c) Energia Fotovoltaica ou Solar             

9. As estratégias energéticas na atualidade não podem ignorar as questões ambientais. Sobre a energia nuclear e o seu emprego, assinale as alternativas e assinale V ou F.
(   ) A energia nuclear tem como principal fonte de energia o urânio radioativo.
(   ) No acidente de Chernobyl, a nuvem radioativa espalhou-se sobre o território russo, atingindo;
(   ) A grande expansão do uso de energia nuclear para geração de eletricidade ocorreu após a crise do petróleo, marcada pelos choques de 1973 e 1979.
(   ) A energia nuclear, apesar de não emitir os gases que produzem o efeito estufa, contribui para o aquecimento global pela radiação.
(   ) Nas usinas atômicas, é a fissão nuclear que produz o aquecimento da água, produzindo, desse modo, o vapor que irá movimentar a turbina e gerar a energia elétrica.

10. Sobre o petróleo no mundo, considere as afirmações a seguir identificando as corretas e corrigindo as incorretas.
I. A origem do petróleo está relacionada às rochas cristalinas que sofreram lento metamorfismo ao longo de milhões de anos, aprisionando matéria orgânica em seu interior, que foi convertida em hidrocarbonetos.
II. Sua dupla função é uma das razões para o grande consumo. Seus derivados servem como fonte de energia, utilizada nos mais variados meios de transportes e em usinas termelétricas, e também como matéria-prima em várias indústrias, como farmacêuticas, de fertilizantes, de tintas, entre outras.
III. Sua desigual distribuição entre os países é fonte constante de conflitos. A OPEP, um cartel que reúne vários países produtores e exportadores de petróleo, controla em torno da 40% da produção mundial e 70% das reservas comprovadas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário