quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

CURSO OPÇÃO TEMAS REDAÇÃO ENEM 2017


TEMAS REDAÇÃO ENEM 2017
A falta de água: Pode ser um possível tema já que este problema faz parte há mais de um ano da vida dos moradores do sudeste e persiste há mais de um século no cotidiano de nordestinos. A prova pode solicitar que o assunto seja discutido sobre esse viés, questionando as políticas de públicas de combate à seca e o comportamento da população para evitar a falta d’água.

A falta de recursos hídricos: É a crise do setor energético que está impactando no aumento da conta de energia e, por consequência, no setor comercial, industrial e na própria residência das pessoas. A prova pode pedir para o estudante relacionar a falta de recursos, as questões políticas nessa crise e a solução para a geração de energia, principalmente, uma energia que impacte menos no meio ambiente.

As manifestações políticas: Que estão acontecendo nas ruas, mas que participaram das redes sociais, como essas ferramentas de comunicação e interação “virtual” estão despertando o interesse político e levando às pessoas as ruas. É interessante falar sobre a potencialidade da ferramenta na comunicação das pessoas, no debate de assuntos e de levar a informação ao público. Também é possível falar sobre a confiabilidade do que passa pelas redes sociais, pois nem sempre as informações são corretas.

A mobilidade urbana: É um problema que afeta vários países no mundo, praticamente todas as cidades grandes, principalmente, do Brasil sofrem com o excesso de carros particulares, poucas linhas de transporte público e falta de incentivo de transportes alternativos, como as bicicletas. A prova pode pedir ao estudante indicar alternativas para melhorar a mobilidade urbana e falar sobre o conflito entre os diferentes públicos que utilizam as vias de trânsito, como o pedestre, o ciclista, o motociclista e o motorista de carro.

Preconceito racial: Que alguns atletas ainda sofrem no meio esportivo, principalmente, em relação às torcidas que, em momentos de fúria, xingam jogadores com palavras preconceituosas, além de qualquer outra forma de preconceito racial, também pode ser um tema da redação do ENEM 2016.

O conceito da família: Deste século, com o objetivo de debater sobre a adoção de crianças por casais homossexuais e sobre a nova norma na guarda compartilhada de crianças, quando os pais se divorciam.

Dengue, Zica e Chikungunya: O tema pode pedir para falar dos novos casos das doenças, das campanhas de combate e sobre a conscientização da população. Os crescentes casos de microcefalia, que ainda não tem sua ligação comprovada com a transmissão do mosquito aedes aegypti.

As campanhas de vacinação: Principalmente contra o Sarampo e o HPV, para meninas de até 13 anos de idade. Um assunto batido, mas que o estudante deve estar sempre preparado é sobre os problemas no Sistema Único de Saúde (SUS) como falta de médicos, atrasos, grandes filas de espera e falta de equipamentos, além do Programa Mais Médicos.

O limite da estética e da saúde: Também é um bom assunto. Até onde o ser humano pode ir para atingir a sua exigência em relação à beleza. O busca pelo corpo perfeito, com dietas, cirurgias plásticas e produtos, tem limite?

A sustentabilidade de empresas e o aquecimento global: São assuntos comuns nessa área. Mas, no Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos é um tema que agora está sendo muito debatido nos municípios do país. Então é importante saber sobre o que é essa política, o dever dos governos municipais e como a população pode cobrar a coleta seletiva.

Intolerância religiosa
O ataque à revista Charlie Habdo pode exemplificar o tema. Mas muito mais do que um caso isolado, a intolerância religiosa é grande tanto no Brasil como em outros países. Ao debater esse tema, precisamos lembrar da laicidade do Estado e do respeito aos diferentes tipos de crenças e rituais religiosos, podendo destacar, no caso do Brasil, o grande preconceito existente com religiões de origem africana.

Justiça com as próprias mãos; Tema bastante polêmico em 2014 e que pode ser discutido com mais imparcialidade esse ano. O combate à violência através da justiça com as próprias mãos é válido? Definições de justiça, casos de linchamentos, rebeldia com a ordem e segurança públicas são alguns pontos que abordam essa temática.

Corrupção na Petrobras: O tema mais recorrente na mídia nos últimos meses é perfeitamente possível cair na redação do ENEM. Desde as primeira etapas da Operação Lava-Jato a mais de dois anos, está praticamente todos os dias nos noticiários. É um assunto muito polêmico pois envolve nomes da política e de grandes empresas e gerou o estopim nas manifestações contra e a favor do atual governo brasileiro.

Preconceito racial: Um tema bem presente na mídia e nas discussões da população. O tema ainda pode tratar da relação entre o preconceito e o esporte, onde já ocorreu alguns episódios de preconceito. O tema ainda pode discutir sobre o preconceito no cotidiano, suas causas e soluções para esse problema.

Campanhas: A vacinação e suas campanhas promovidas pelo Governo tem gerado grande discussão entre a população, ainda mais a vacinação contra o HPV, que é feita em meninas de até 13 anos de idade, e contra o Sarampo. O estudante deve se preparar ainda para discutir sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e programa como o Mais Médicos, que mesmo sendo um assunto passado pode vir a tona no Enem 2017.

Meio ambiente: É um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, e incluem toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que esta ameaçado devido a extração de petróleo e outros.

Redes Sociais: Seu uso, o impacto na vida das pessoas e da sociedade, a ética e a moral nas redes sociais, pode ser o tema da redação do Enem 2017, além de ser atual e presente na vida da maioria das pessoas, as redes sociais ainda desempenham papel de socialização, opinião informação e debate entre as pessoas.

Bullying: Uma prática bem atual, esse problema se estende em países no mundo todo, ainda mais no período escolar, onde as crianças e jovens são o principal alvo dessa prática. A redação pode vir a discutir as causas e soluções para esse problema constante e crescente na sociedade atual.

Tecnologia: Os avanços tecnológicos estão a cada dia crescendo, com isso muitos debates e discussões também. O assunto pode ser tema de prova da redação do Enem 2017, a discussão dos benefícios, malefícios e impactos na vida das pessoas.

Esportes: Com o acontecimento da Copa do Mundo, no Brasil em 2014 e as Olimpíadas em 2016, o tema dos esportes tem sido muito divulgado, além da discussão da sua importância na vida e formação das crianças, adolescentes e jovens. Com tamanho impacto e importância tem a chance de esse ser o tema de prova.

Ocupação: A conscientização dos jovens e adolescentes no país é cada vez maior, a atual cena de ocupação de escolas públicas têm chamado a atenção, trazendo a tona a importância do diálogo e respeito pela opinião desses jovens. O tema pode levantar questões como a importância da Educação e da participação dos estudantes nas políticas públicas para essa importante área.

Violência: Um tema sempre recorrente e infelizmente atual, podendo ser o tema de prova, discutindo as causas, políticas públicas e soluções possíveis para esse problema.

Crianças: O seu direito, a proteção, e diversas questões atuais relacionados a crianças pode ser o assunto do Enem 2017, sempre atual, cada vez mais importante e necessário.

Desigualdade: O Brasil ainda é um país bastante desigual, esse assunto é sempre presente e discutido pela população. O tema pode discutir as causas e possíveis soluções para sanar ou diminuir a desigualdade crescente no país.

Estética: A beleza e a estética são assuntos presente na mídia e redes sociais, com uma certa discussão sobre aceitação dos padrões, sendo possível verificar a valorização maior pelas pessoas e até marcas das diferenças de peso, raças e diferentes tipos de beleza e conceitos de estética, podendo ser esse o tema de redação do Enem 2017, devido a sua relevância e atualidade.

Sustentabilidade: Muito tem se falado sobre esse assunto, a preservação do meio ambiente através de boas práticas das pessoas e empresas se faz cada vez mais necessária. A prova pode vir a levantar questões como a coleta seletiva, a diminuição de produtos químicos e poluentes no meio ambiente entre outras questões relacionadas.

Aedes Aegypti: O mosquito que vem assolando o pânico na população nos últimos anos, devido a ser o agente transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e a febre Chikungunya. A prova deve discutir as políticas públicas para evitar o problema e alternativas para diminuir ou solucionar a epidemia causada por esse mosquito.

Geração de energia: Esse pode ser tema de prova, devido a grande importância para todos, vindo a discutir as fontes não renováveis como petróleo, gás natural e carvão mineral, e as fontes renováveis como a energia eólica (ventos), energia solar e também energia das águas. O tema pode vir a discutir a mudança das energias não renováveis pelas renováveis, seus impactos, benefícios e mudanças causadas na vida das pessoas e do meio ambiente.

Redução da maioridade penal: No Brasil a maioridade penal é de 18 anos, porém a uma discussão e projeto de lei para a diminuição da idade penal vir a ser de 16 anos no país. A prova pode discutir as razões, benefícios, malefícios e causas da diminuição da idade penal no Brasil.

Liberdade de expressão: A mídia, as redes sociais, são sinônimos de expressão e liberdade, porém é discutido até onde é possível exercer esse direito sem ferir o outro.
Fonte:






Nenhum comentário:

Postar um comentário