quarta-feira, 28 de setembro de 2016

ATIVIDADE 9º ANO CAPITULO 11


ORIENTAÇÕES


Para responder esta atividade, deve-se consultar o capitulo 11 do livro e a página inicial do livro digital no portal educacional do mesmo capitulo e clicar sobre os ícones de cada tema proposto nesta atividade. 
Obs.: 
1. As questões de 7,8,9,10,11, e 12, para serem respondidas devem ser consultadas na pagina inicial do livro digital.

2. as outras questões da atividade para serem respondidas devem ser consultadas no capitulo 11 do livro ou no resumo publicado no blog do Professor Efesio.

link para acesso: 

http://geografia-meioambiente.blogspot.com.br/2016/09/9-ano-capitulo-11.html


01. Marque as alternativas que apresentam as principais características do período das Grandes Navegações:
A) Nesse período foram criados muitos aparelhos como a bússola e o sextante para que as embarcações movidas pelo vento pudessem cruzar os oceanos com segurança.
B) Houve a ampliação da circulação de produtos, técnicas e ideias até então restrita a povos com proximidade geográfica.
C) Povos militarmente mais poderosos conseguiram se impor devido ao desenvolvimento de técnicas de guerra.
D) As Grandes Navegações estão associadas à colonização de muitos países europeus, da Oceania e da Ásia.
E) Houve uma maior interação cultural, comercial e política devido à troca de informações e produtos entre povos que até então viviam isolados geograficamente.

02. Relacione os blocos econômicos mundiais às suas características
A. Nafta               B. Asean       C. SADC        D. Comesa
(   ) Comunidade para o Desenvolvimento do Sul da África, composta por Angola, Lesoto, África do Sul, Zâmbia, entre outros.
(   ) Abrange países localizados nas partes leste e sul do continente africano.
(   ) Acordo Norte-Americano de Livre Comércio, formado pelos Estados Unidos, Canadá e México.
(   ) Composto por nações do sudeste asiático como Brunei, Laos, Vietnã, Indonésia, entre outros.

03. Com relação ao desenvolvimento das técnicas de trabalho e produção dos seres humanos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
(   ) No trabalho artesanal, utilizava-se a força humana, com ferramentas simples. O artesão era responsável por todas as etapas da produção.
(   ) No século XV, nas antigas manufaturas, o trabalho era feito por vários trabalhadores e cada um atuava em uma parte da produção na qual era especializado.
(   ) As condições de trabalho nas unidades manufatureiras, no período das Grandes Navegações, eram insalubres, com jornadas de trabalho que chegavam a 14 horas diárias e com baixos salários.
(   ) Com o advento da Revolução Industrial, todo o trabalho humano foi substituído por robôs, ocasionando o desemprego em nível mundial.

04. O Consenso de Washington ocorreu no final dos anos de 1980 e elencou uma série de medidas a serem tomadas para promover ajustes financeiros e abertura econômica em nível mundial. Com base nesse contexto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Esse evento influenciou, principalmente, os países menos desenvolvidos e os do bloco socialista que tiveram de abrir a sua economia para se desenvolverem financeiramente.
(    ) Entre as instituições que lideraram o Consenso podem-se citar o FMI, o BIRD, a ONU, a OMC e o G-8.
(    ) Uma das consequência do Consenso foi que, com a abertura da economia, as empresas transnacionais passaram a ter facilidades na escolha de locais para se instalar. Fatores como isenção de impostos, abundância de mão de obra, legislações trabalhistas brandas, disponibilidade de fontes de energia, entre outros, são considerados como vantajosos por algumas dessas empresas.
(    ) As principais diretrizes estabelecidas pelo Consenso são a redução dos gastos públicos, a reforma do sistema tributário, a regulamentação de juros e câmbio de acordo com o mercado, a abertura comercial, a acolhida aos investimentos estrangeiros, a privatização de estatais, entre outras.
(    ) Por meio das políticas do Consenso de Washington, houve o aumento da concorrência entre as empresas e nesse cenário, nos países em desenvolvimento, geralmente, as pequenas e médias empresas foram mais beneficiadas por serem mais competitivas no mercado.

05. Com relação à formação de blocos econômicos no espaço mundial, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
(  ) Um dos principais motivos que levou alguns países a formarem blocos econômicos foi o fato de estes quererem proteger suas economias.
(  ) Muitos países do globo participam de um ou mais blocos econômicos devido ao processo de globalização econômica vigente.
(  ) Os blocos econômicos surgem como uma associação entre países que se unem para desenvolverem trocas comerciais entre si.
(  ) A União Europeia foi o primeiro bloco a se consolidar no mundo e atualmente conta com uma moeda única utilizada pela maioria dos seus países-membros. Mesmo assim, existe uma disparidade econômica entre eles.
06. Explique: (0,6)
a) protecionismo
b) Subsídio
c) Multinacional ou Transnacional

Analise as informações sobre os BLOCOS ECONÔMICOS  e responda o que se pede.

07. O que é Bloco econômico? Desde quando passou a ter contorno bem definidos?

08.  Dê o significado das siglas abaixo:
a) SADC       b) U.E         c) APEC   d) ) MERCOSUL

09. Cite o continente e a data de criação de cada bloco econômico citado na letra A,B e C da questão número 08.

10. Cite quais os estágios que passou na União Europeia antes do tratado de Maastricht.

11. Como se chama e quando foi assinado o tratado que deu início ao MERCOSUL?
12. Cite as diretrizes do Consenso de Washington.

Nenhum comentário:

Postar um comentário