segunda-feira, 23 de maio de 2016

7º ANO - POPULAÇÃO 

01. Dê o significado de:
População absoluta: Corresponde a população total de um determinado local. Quando um local tem uma população absoluta numerosa, dizemos que ele é populoso

Densidade demográfica ou população relativa: Corresponde a média de habitantes por quilômetros quadrados. Para obtê-la deve-se dividir a população absoluta pela área.

Taxa de mortalidade: corresponde a relação entre o número de óbitos ocorridos em um ano e a população absoluta, o resultado é expresso por mil. TM = N.º de óbitos X 1000 / População absoluta

Taxa de natalidade: corresponde a relação entre o número de nascimentos ocorridos em um ano e a população absoluta, o resultado é expresso por mil. TN = N.º de nascimentos X 1000/População absoluta

Crescimento vegetativo ou natural: corresponde a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.              C.V = TN – TM

O crescimento vegetativo não corresponde a única forma possível de crescimento ou redução da população mundial, deve se considerar as migrações.

Taxa de fecundidade: corresponde a média de filhos por mulher na idade de reprodução. (15 a 45 anos)

Taxa de mortalidade infantil: corresponde ao número de crianças de 0 à 1 ano que morrem para cada grupo de mil nascidas vivas.

Expectativa de vida: É quantidade de anos que vive em média a população. É um indicador muito utilizado para verificar o nível de desenvolvimento dos países.
Migração: É o deslocamento de uma quantidade importante de seres humanos.pode ser permanente ou temporário.

Emigração: é a saída da população de uma área. Imigração: é a entrada da população em uma área. Para que exista migração deve haver o fator de atração e o Fator de repulsão.

Migração ou movimento Pendular: É aquela realizada por trabalhadores diariamente, nas grandes cidades. Trabalham em uma cidade e moram em outra. Saem todas as manhãs de sua casa em direção do seu trabalho, e retornam no final do dia. 

Xenofobia – Constitui-se em uma aversão ou medo ao que é estrangeiro.

Obs: Xenofobia é uma palavra de origem grega que significa antipatia ou aversão a pessoas e objetos estranhos. O termo tem várias aplicações e usos, o que muitas vezes provoca confusões em relação ao significado. A xenofobia como preconceito acontece quando há aversão em relação à raça, cultura, opção sexual, etc. Fonte - http://www.brasilescola.com/doencas/xenofobia.htm
Êxodo rural: É a transferência da população rural para o espaço urbano. Esse tipo de migração em geral tende a ser definitivo. É Causada pela industrialização, a expansão do setor terciário e a mecanização da agricultura.

Êxodo urbano: tipo de migração que se dá com a transferência de populações urbanas para o espaço rural.

Migração urbano-urbano: tipo de migração, que se dá com a transferência de populações de uma cidade para outra. Tipo de migração muito comum nos dias atuais.

PIRÂMIDE ETÁRIA: É um gráfico populacional que leva em consideração a estrutura sexual da população ( homens e mulheres ) e as faixas etárias

BASE - a porção inferior -, que representa a população jovem (de O a 14 anos ou de O a 19 anos);
CORPO - a porção intermediária , que representa a população adulta (de 15 a 59 anos ou de 20 a 59 anos);
CUME, ÁPICE OU PICO - a porção superior-. que representa a população idosa ou velha (igual a 60 anos ou mais). Veja imagem no final do Artigo

Migração ou movimento Pendular: É aquela realizada por trabalhadores diariamente, nas grandes cidades. Trabalham em uma cidade e moram em outra. Saem todas as manhãs de sua casa em direção do seu trabalho, e retornam no final do dia. 

Emprego formal: é aquele emprego com carteira assinada.

Emprego Informal: é aquele emprego sem carteira assinada, ou seja, sem nenhuma garantia trabalhista.

Setor primário: que envolve em geral atividades ligadas ao meio rural, como, a agricultura, pecuária, extrativismo vegetal e a pesca.

Setor secundário: que envolve as atividades industriais.

Setor terciário: que envolve as atividades do comércio, prestação de serviços, funcionalismo público, etc.

Setor terciário: pode ser classificado ainda como terciário-quaternário setor ligado à educação e a produção de tecnologia de ponta (avançada), robótica, cibernética, informática e pesquisa.

DIT: Divisão internacional do trabalho: É a divisão das atividades econômicas de cada país, ou seja, a função que cada país tem no comércio internacional. 

IDH: Índice de desenvolvimento humano mede o nível de desenvolvimento ou a qualidade de vida de uma população e é calculado a partir do PIB per capita, longevidade e educação. 

IPH: Índice de pobreza humana, criado pelo PNUD e mede as carências quanto ao desenvolvimento humano. 

PPC: Paridade do poder de compra é o método alternativo para se calcular o poder de compra entre a população de dois ou mais países. 

02. Explique o processo de Dinâmica Populacional. É todo movimento, variação e mudança da estrutura populacional de uma região.

03-Como o conhecimento da estrutura Populacional interfere nas decisões políticas e econômicas de uma região. Orientando a realização de políticas públicas, para que atendam os objetivos das diferentes camadas da população.

04-Quais as transformações ocorridas com a população brasileira nas últimas décadas?
Cresceu a população;
Aumentou o número de idosos; Diminuiu o número de filhos por família; Redução gradativa da taxa de natalidade; Entrou no período de transição demográfica.

05-Cite os fatores que contribuíram para que em meados do século XX, as famílias, no Brasil, fossem numerosas.
Inexistência de programa de controle de natalidade; 
Surgimentos de remédio e vacinas; 
A diminuição da taxa de mortalidade; 
A necessidade de mão-de-obra no campo.

06-Cite os fatores que promoveram a diminuição gradativa da população Brasileira a partir da década de 1960
Avanço dos métodos anticoncepcionais; 
O processo de urbanização – industrialização; 
A entrada da mulher no mercado de trabalho; 
Maior acesso à educação; 
Expansão dos meios de comunicação e de transportes;

07- Explique o processo de Transição Demográfica.
É a segunda fase do crescimento populacional (demográfico), período que há uma rápida redução da taxa de mortalidade e uma lenta diminuição da taxa de natalidade, provocando grande crescimento populacional.

08- Em relação ao crescimento da população Brasileira, explique:
a) Os motivos que provocam o declínio da taxa de mortalidade.
Melhora das condições de higiene – tratamento de água e construção de rede de esgoto;
Avanços da medicina – uso de novos remédios e campanhas de vacinação.

b) O comportamento da expectativa de vida a partir da década de 1940.
A partir de 1940 a qualidade de vida do brasileiro melhorou a cada década, devido à melhora no desenvolvimento econômico do Brasil, fato que provocou o aumento da qualidade de vida.

09- Em relação à migração interna no Brasil, cite as atividades econômicas que influenciaram os ciclos migratórios Brasileiros.
Ciclos da criação de gado no Sertão Nordestino no século XVII;
Ciclo do OURO, mineração ocorrida no século XVII, na região das Minas Gerais;
Ciclo do CAFÈ, final do século XIX e inicio do século XX, em São Paulo e no Paraná.
Ciclo da BORRACHA – coleta do LÁTEX, final do século XIX e inicio do século XX, na AMAZÔNIA, realizado pelos nordestinos;
O surto ALGODOEIRO na década de 1930, realizado pelos nordestinos e mineiros em São Paulo.

10. Explique o que é uma pirâmide etária e como ela se organiza.

Pirâmide Etária: é um gráfico populacional que leva em consideração a estrutura sexual da população ( homens e mulheres ) e as faixas etárias.
BASE - A parte inferior -, que representa a população jovem (de O a 14 anos ou de O a 19 anos);

CORPO - A parte intermediária , que representa a população adulta (de 15 a 59 anos ou de 20 a 59 anos);

CUME, ÁPICE OU PICO - A parte superior que representa a população idosa ou velha. (igual a 60 anos ou mais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURSO OPÇÃO - FONTES DE ENERGIA