sexta-feira, 11 de março de 2016

Produção textual 1º ano A e B

Produção textual                        
Bimestre I                                 
Valor: 2,0
Data de entrega:22/03/2016

01. Construção de um banner;

02. Produção de uma reportagem sobre o tema proposto.

Gênero Textual
Notícia: podemos perfeitamente identificar características narrativas, o fato ocorrido que se deu em um determinado momento e em um determinado lugar, envolvendo determinadas personagens. Características do lugar, bem como dos personagens envolvidos são, muitas vezes, minuciosamente descritos.
Reportagem: é um gênero textual jornalístico de caráter dissertativo-expositivo. A reportagem tem, por objetivo, informar e levar os fatos ao leitor de uma maneira clara, com linguagem direta.
Tipo Textual
Dissertação-Exposição
Apresenta um saber já construído e legitimado, ou um saber teórico. Apresenta informações sobre assuntos, expõe, reflete, explica e avalia ideias de modo objetivo. O texto expositivo apenas expõe ideias sobre um determinado assunto. A intenção é informar, esclarecer. 
Ex: aula, resumo, textos científicos, enciclopédia, textos expositivos de revistas e jornais,  etc.
Narração
Modalidade em que um narrador, participante ou não, conta um fato, real ou fictício, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Refere-se a objetos do mundo real. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é o passado. Estamos cercados de narrações desde as que nos contam histórias infantis até às piadas do cotidiano. É o tipo predominante nos gêneros: conto, fábula, crônica, romance, novela, depoimento, piada, relato, etc.

Temas propostos:
01. Qual destino damos ao nosso Lixo?
02. Por que Reciclar?
03. Educação Ambiental em minha Escola, como é?
04. Sertão Nordestino pode se desenvolver?
05. Concentração de riquezas gera desabrigados nas cidades
06. Intolerância: Coexistir com as diferenças é um desafio?
07. Ética e moral: Qual é a diferença?

08. Por que o Brasil não consegue vencer o Aedes aegypti?

09. Meio Ambiente, o que é de fato?

10. Disciplina, ordem e autoridade favorecem a educação?

Fontes:




Nenhum comentário:

Postar um comentário