quarta-feira, 11 de março de 2015

ORIENTAÇÃO E FUSO HORÁRIO

QUESTÕES ORIENTAÇÃO E FUSO HORÁRIO

Sobre os movimentos da Terra, são apresentadas a seguir cinco afirmações. Uma delas, contudo, é incorreta. Assinale-a:

A) O afélio é o momento em que a Terra, em sua órbita em torno do Sol, mais dele se afasta.
B) O desvio dos ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul é uma das consequências do movimento de rotação.
C) As estações do ano, que são bem marcadas na faixa das latitudes médias, decorrem do movimento de rotação anual, da inclinação do eixo terrestre e da atração gravitacional da Lua.
D) A Terra encontra-se no solstício quando o Sol, em seu movimento aparente anual em torno da Terra, “atinge” o Trópico de Capricórnio ou de Câncer.
E) As correntes marinhas sofrem, em suas trajetórias, influências nítidas do movimento de rotação.

02. Ao planejar uma viagem de férias utilizando o programa Google Earth, você anotou as coordenadas geográficas de dois locais que gostaria de visitar na Ilha do Mel (PR), sendo o primeiro de coordenadas 25° 33’ 26.28’’sul (latitude) e 48° 18’ 30.75’’O (longitude), e o segundo de coordenadas de 25° 33’ 46.27’’S (latitude) e 48° 18’ 10.10° (longitude). Com base nos valores das coordenadas, é correto afirmar que do primeiro para o segundo ponto, você se deslocou para:

A) leste.
B) nordeste.
C) sudeste.
D) oeste.
E) noroeste.

03. Dadas as proposições sobre o sistema de fusos horários brasileiro:
 I. o primeiro fuso compreende as ilhas oceânicas brasileiras.
II. o segundo fuso, caracterizado pela hora de Greenwich “menos três horas”, compreende todo o litoral do Brasil, o Distrito Federal e os estados interiores, exceto Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Rondônia, Roraima e Acre.
III. o Brasil possui quatro fusos horários.
IV. os estados do Pará e do Amazonas possuem dois fusos horários.
 V. o terceiro fuso corresponde a menos quatro horas em relação ao Meridiano de Greenwich.

Estão incorretas:

A) I, II e IV.
B) III e IV, apenas.
C) III e V, apenas.
D) II e V, apenas.
E) I, II e V.

04. Em 2008, o Brasil passou a contar com três fusos horários, em vez de quatro. Perdemos o fuso que englobava o Acre e parte do Amazonas. Oficialmente, mudar os fusos é uma questão teórica. A princípio, eles são determinados pelos meridianos. Tendo por base o texto acima, é correto afirmar que:
A) pela Terra passam 12 fusos horários, cada um possui 15° que correspondem a 1 hora.
B) o ponto de referência do horário mundial é a hora de Greenwich (GMT); na Inglaterra, indo para leste, deve-se atrasar o relógio; para oeste, deve-se adiantá-lo.
C) o objetivo da entrada do horário de verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste é aproveitar melhor a luz, já que durante o verão, ao norte da Linha do Equador, o Sol nasce e se põe mais tarde.
D) a divisão da Terra em 24 fusos horários está relacionada com o movimento de rotação, que dura, aproximadamente, 24 horas e tem como consequência os dias e as noites.

05. Quando os raios solares incidem perpendicularmente ao Trópico de Capricórnio (aproximadamente em 21 de dezembro), temos, no Hemisfério Sul, o início do verão. Essa situação caracteriza o:

A) horário de verão.
B) equinócio.
C) fuso horário.
D) solstício.
E) afélio.

06. (ENEM) O sistema de fusos horários foi proposto na Conferência Internacional do Meridiano, realizada em Washington, em 1884. Cada fuso corresponde a uma faixa de 15° entre dois meridianos. O Meridiano de Greenwich foi escolhido para ser a linha mediana do fuso zero. Passando-se um meridiano pela linha mediana de cada fuso, enumeram-se 12 fusos para leste e 12 fusos para oeste do fuso zero, obtendo-se, assim, os 24 fusos e o sistema de zonas de horas. Para cada fuso a leste do fuso zero, soma-se 1 hora, e, para cada fuso a oeste do fuso zero, subtrai-se 1 hora. A partir da Lei nº 11.662/2008, o Brasil, que fica a oeste de Greenwich e tinha quatro fusos, passa a ter somente 3 fusos horários. Em relação ao fuso zero, o Brasil abrange os fusos 2, 3 e 4. Por exemplo, Fernando de Noronha está no fuso 2, o estado do Amapá está no fuso 3 e o Acre, no fuso 4. A cidade de Pequim, que sediou os XXIX Jogos Olímpicos de Verão, fica a leste de Greenwich, no fuso  8. Considerando-se que a cerimônia de abertura dos jogos tenha ocorrido às 20 h 8 min, no horário de Pequim, do dia 8 de agosto de 2008, a que horas os brasileiros que moram no estado do Amapá devem ter ligado seus televisores para assistir ao início da cerimônia de abertura?

A)9 h 8 min, do dia 8 de agosto.
B)12 h 8 min, do dia 8 de agosto.
C)15 h 8 min, do dia 8 de agosto.
D) 1 h 8 min, do dia 9 de agosto.

E) 4 h 8 min, do dia 9 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

9º ANO CAPITULO 11