sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

CURSO OPÇÃO - QUESTÕES URBANIZAÇÃO 2015


QUESTÕES URBANIZAÇÃO 2015
01. Leia as afirmativas a seguir:
I. As atividades econômicas geralmente são classificadas em três setores: setor primário, setor secundário e setor terciário.
II. O setor terciário é o que vem apresentando os menores índices de crescimento. Isto é explicado pelo seu caráter restrito (reúne um menor número de atividades).
III. Atualmente, com a revolução tecnocientífica, tende-se a redividir os setores da atividade econômica em quatro, incluindo o setor quaternário, que abrange a pesquisa de alto nível (biotecnologia, robótica, aeroespacial, etc.).
Assinale a alternativa correta:
A)I e II.
B)I e III.
C)II e III.
D)somente a afirmativa I.
E)somente a afirmativa II.

02. obre a análise e a constituição do espaço urbano, são feitas as seguintes afirmações:
I. O espaço urbano capitalista é fragmentado, articulado e campo das lutas sociais.
II. O espaço urbano é um produto social, resultado das ações de acumulação de capital ao longo do tempo.
III. Os proprietários dos meios de produção, os proprietários fundiários, o Estado e os grupos sociais são alguns dos agentes que constituem o espaço urbano.
IV. O espaço urbano é o resultado da combinação dinâmica, portanto instável, de elementos físicos, biológicos e antrópicos que, reagindo dialeticamente uns sobre os outros, formam [...] um conjunto indissociável, em perpétua evolução.
Está correto o que se afirma:
A)apenas em II e III.
B) apenas em I, II e III.
C) apenas em I, II e IV.
D) apenas em III e IV.
R
03. Os setores produtivos de um país são formados por um conjunto de atividades econômicas. Um exemplo de setor produtivo é o Secundário, constituído pelas seguintes atividades:
A) agricultura, construção civil, extrativismo.
B) indústria de transformação, indústria extrativa vegetal e mineral, serviço industrial de utilidade pública.
C) serviços, comércio, transportes, silvicultura.
D) geração de energia, indústria de transformação, silvicultura, criatório.
E) agroindústria, pecuária, caça e pesca, serviço industrial de utilidade pública.

04. - Universidade Estadual da Paraíba) -
As proposições abaixo tratam do comportamento dos setores de atividades na economia mundializada. Logo,
I - em virtude da mecanização do campo e da urbanização, a população ocupada no Setor Primário tende a diminuir a cada dia no mundo em transição;
II - o Setor Secundário, o grande empregador de mão de obra do século XX, vem passando por um processo de eliminação dessa força de trabalho, principalmente nas economias industrializadas que lideram a Terceira Revolução Industrial, em virtude da intensa automatização e robotização das tarefas;
III - na atual fase da evolução do capitalismo, o Setor Terciário dos países desenvolvidos assume importância relevante. Entre as atividades terciárias em grande expansão na economia globalizada estão as empresas de telecomunicações, de turismo, o setor de prestação de serviços diversificados e a crescente produção de softwares e da biotecnologia;
IV - nas economias subdesenvolvidas o Setor Terciário é qualitativamente igual ao das economias desenvolvidas. A cada dia diminui o número de subempregados, as pessoas já encontram com facilidade empregos condignos com salários razoáveis e fogem das atividades precárias para sobreviver.
Estão corretas
A) apenas as proposições I e III
B)apenas as proposições I e II
C) apenas as proposições I e IV
D)apenas as proposições I, II e III
E)todas as proposições

05. Analise este pequeno fragmento e assinale a alternativa que relata o problema nele mencionado e sua justificativa.
"Expulsar os pobres da cidade por meio de despejos ou práticas discriminatórias não é aresposta. Ajudar os habitantes urbanos pobresa se integrarem no tecido da sociedade urbanaé a única solução duradoura e sustentável paraa crescente urbanização da pobreza." UNFPA. Situação da população mundial 2007: desencadeando o potencial do crescimento urbano. Disponível em. Acesso em: 3 mar. 2011.
A) O êxodo rural que se intensificou no Brasil a partir da década de 1970 - O texto refere-se exclusivamente aos habitantes das áreas rurais, que foram expulsos do campo pelo advento da aplicação da tecnologia à produção agrícola e industrial, inchando as cidades que, sem planejamento, começaram a enfrentar grandes problemas como falta de moradia, emprego e serviços públicos (escolas e hospitais).
B) “Se integrarem no tecido da sociedade” é a frase que traduz todo o sentido do texto, relacionado à falta de trabalhadores nas indústrias de confecções - Isto ocorre ora por falta de qualificação, ora pela falta de mão de obra, comum em todas as áreas e em todos os grandes centros urbanos do mundo.
C) A especulação imobiliária que prejudica, principalmente, os pobres - Com o aumento do valor dos aluguéis, uma das alternativas é a fixação em áreas impróprias para habitação, como morros e fundos de vale, promovendo o surgimento de submoradias. Ou seja, o foco do trecho corresponde à construção de novas habitações.
D) A marginalização dos menos favorecidos, referenciados com "pobres" no texto - As práticas discriminatórias ficam evidentes em abordagens policiais, no acesso a alguns lugares e nas relações cotidianas. Como exemplo, pode-se citar o estigma vivido pela população de certas comunidades (favelas), generalizada no texto, e tratada como constituída apenas por bandidos e traficantes.
E) A inclusão social dentro do cenário urbano, sendo que a urbanização é um processo praticamente irreversível - O trecho aborda a inclusão das camadas sociais menos favorecidas das cidades, ou seja, tratando-os como cidadãos e não como forasteiros.







Nenhum comentário:

Postar um comentário