quarta-feira, 2 de abril de 2014

OPÇÃO PRÉ-VESTIBULAR

QUESTÕES SOBRE CLIMA
01 .A Atmosfera envolve e acompanha a Terra em seus movimentos no espaço, e se formou logo a após o surgimento do planeta, há 4,6 bilhões de anos. Ela filtra raios solares, fazendo com que as temperaturas na superfície terrestre sejam amenas, possibilitando o desenvolvimento da vida, e ainda nos protege contra choques de corpos celestes errantes que frequentemente colidem com a terra. Esta proteção gasosa é dividida em camadas, sendo que aquela onde ocorre a maior parte dos fenômenos atmosféricos (calor, ventos, chuva) é chamada de:
A)Estratosfera.
B) Troposfera.
C) Mesosfera.
D) Termosfera.
E) Magnetosfera.

02. Sobre os fatores que contribuem para as características climáticas de determinado local, analise as sentenças a seguir:
I. Mesmo com temperaturas elevadas, a incidência de radiação solar é menor nas regiões equatoriais.
II. A longitude de um determinado local é determinante para o recebimento de radiação solar e aquecimento da superfície terrestre.
III. Devido à inclinação do eixo da Terra, grande parte da radiação solar recebida está concentrada nas áreas intertropicais do globo terrestre.
IV. Quanto maior a latitude de determinado local, menor será a incidência de radiação solar e, consequentemente, menor será a temperatura.
V. Decorrente da inclinação do eixo da Terra, a incidência da radiação solar nos polos, durante o solstício de verão, é mais intensa que nas áreas tropicais.
Estão corretas as sentenças:
A) II apenas                 
B) III e V                 
C) II e IV                   
D) III e IV                  
E) I, IV e V

03. Sobre os efeitos de maritimidade e continentalidade é correto afirmar:
A) As áreas continentais aquecem-se mais rapidamente que as áreas oceânicas, resultando na diferença de temperatura e pressão e, consequentemente, na circulação de massas de ar.
B) A amplitude térmica das áreas continentais é menor que nas áreas costeiras. Isso ocorre porque nas áreas continentais a umidade do ar é menor, contribuindo para a grande variação de temperatura ao longo do dia.
C) O aumento da umidade do ar nas áreas continentais é a principal consequência do efeito da continentalidade.
D)Com o efeito da maritimidade, as águas superficiais do oceano mantêm-se frias, fator que contribui para a diminuição da umidade e da ocorrência de chuvas nas áreas costeiras.
E) A maritimidade e a continentalidade não afetam o clima de determinado local, uma vez que a circulação das massas de ar é influenciada apenas pelos grandes centros de alta e de baixa pressão do planeta.

04. Observe a notícia a seguir:
“Na quinta-feira (07/06) o frio deverá se intensificar e a temperatura mínima será negativa, com ocorrência de geada forte no RS. A temperatura máxima não ultrapassará os 12°C no RS, SC e no sul e oeste do PR. O ar frio avançará pelo oeste e sul da região amazônica com temperatura mínima por volta de 9°C na região do alto Paraguai no MT e no sul de RO." CPTEC/INPE. Temperatura atinge 5ºC (negativos) na Serra Catarinense. Notícias - CEPTEC. Disponível em: . Acesso em: 19 jun. 2012. A diminuição da temperatura na região norte do território brasileiro é comum na época do ano apresentada na reportagem. Indique a alternativa que apresenta respectivamente a massa de ar responsável pela queda da temperatura nessa região do Brasil.
A) Massa Tropical Atlântica                            
 B) Massa Polar Atlântica                                  
C) Massa Polar Atlântica  
D) Massa Equatorial Atlântica .                       
E) Massa Equatorial Continental  

05. Leia o informativo a seguir:
“A frente fria continua se deslocando para o Sudeste do Brasil nessa terça-feira. Sobre o Paraná as condições atmosféricas continuam favoráveis às chuvas na maior parte do estado". SIMPEPAR. Condições do tempo. Disponível em:. Acesso em: 19 jun. 2012. SIMEPAR - Tecnologia e Informações Ambientais. De acordo com as informações apresentadas é possível afirmar que o tipo de chuva retratado na reportagem é:
A) orográfica, pois grande parte do território paranaense é composto por serras e áreas com altitudes elevadas.
B) convectiva, pois o contato entre duas massas de ar com índices diferentes de umidade e de temperaturas resultam na convecção do vapor d’água e no aumento da pluviosidade.
C) orográfica, pois as massas de ar encontram barreiras de relevo no deslocamento para a região sudeste, havendo a precipitação pela ascendência do ar úmido para as camadas mais elevadas da atmosfera.
D) frontal, pois o deslocamento horizontal de massas frias e contato com áreas de elevada umidade resulta na diminuição da temperatura e na ocorrência de chuvas intensas.
E) frontal, pois a ascensão vertical do ar quente e úmido para camadas mais frias da atmosfera resulta na condensação do vapor d’água e na ocorrência de chuvas.
06. Sobre a formação e as características dos ventos, é correto afirmar:
A) O efeito de Coriólis é o principal responsável pela formação e circulação dos ventos próximos à superfície terrestre.
B) A circulação das massas de ar ocorre das áreas ciclonais, de baixa pressão, para as anticiclonais, de alta pressão.
C) A Zona de Convergência Intertropical é a faixa de contato entre os ventos alísios de nordeste com os ventos alísios de sudeste, resultando na ascensão do ar em colunas para os níveis mais elevados da troposfera.
D)Jet Stream são massas de ar com umidade elevada que deslocam-se próximas à superfície, causando chuvas convectivas nas áreas equatoriais.
E) Os ventos polares são ventos com velocidades acima de 150km/h que circulam nas regiões polares do globo terrestre. Esses ventos apresentam pouca influência no clima das áreas de média e baixa latitude.

07. Sobre as massas de ar que atuam no Brasil, analise as informações a seguir:
1. Massa Equatorial Atlântica
2. Massa Equatorial Continental
3. Massa Tropical Atlântica
4. Massa Tropical Continental
5. Massa Polar Atlântica
(  ) Massa de ar quente e úmida, formada na parte ocidental da Amazônia, com atuação constante ao longo do ano. A umidade está associada à presença de rios e à vegetação da região.
(   ) Massa fria e úmida, formada no sul da Argentina. A atuação dessa massa é mais intensa durante o inverno, causando chuvas e quedas nas temperaturas na região sul do país.
(  ) Massa quente e úmida, formada próxima ao trópico de Capricórnio, e com atuação sobre a costa leste do país.
(  ) Massa de ar quente e seca, formada na Depressão do Chaco, na Argentina e Paraguai. 
(  ) Massa quente e úmida, formada no oceano Atlântico, ao norte do Equador. Essa massa influencia nas condições climáticas do litoral da Amazônia e do Nordeste.
A alternativa com a sequência correta é:
A) 1 - 2 - 3 - 4 - 5
B) 5 - 4 - 3 - 2 - 1
C) 4 - 5 - 3 - 1 - 2
D) 3 - 2 - 5 - 4 - 1
E) 2 - 5 - 3 - 4 - 1






Um comentário:

9º ANO ROTEIRO QUESTÕES CAP. 11