sábado, 18 de maio de 2013

7º ANO - CORREÇÃO



 QUESTÕES DE 11 A 20 – POSITIVO VOLUME 2 PÁG. 15 A 29

11) Quais as três principais etnias que formaram a população do nosso pais?  A s raças ou etnias que formam a população brasileira são: Indígena (nativos); Branca (europeu); Negra (africanos).

12) Como eram chamados os nativos da América e por que os nativos do Brasil apresentavam desenvolvimento técnico limitado?  Eram chamados de Índios. Tinham limitações técnicas devido a sua especialização na agricultura por disporem de muitas terras.

13) Como eram tratados pelos portugueses os índios brasileiros, a partir de 1500? Os portugueses consideravam os nativos primitivos e por isso sem direito ao território que ocupavam fato que provocou a morte e a escravização dos nativos.

O que o pensamento do Português sobre o indígena brasileiro provocou? E por que milhares deles morreram quando entraram em contato com os portugueses?  O pensamento do colonizador em relação ao indígena estabeleceu uma relação conflituosa o que provocou a morte de milhares de nativos. Os nativos por terem baixa imunidade contraíram doenças transmitidas pelos brancos e morreram aos milhares.

15) Como foi a miscigenação entre o português, indígena e africanos? O que ocorreu, no Brasil, entre meados do século XVI e 1888? A miscigenação entre portugueses e indígenas foi o primeiro passo para formação do povo brasileira. E Entre o século XVI e 1888, chegaram ao Brasil mais de Quatro milhões de negros africanos escravizados.

16) Em relação as contribuições das migrações, na formação da população do Brasil, responda.

a) Qual foi o motivo para segunda migração portuguesa entre os séculos XVII e XIX? Vieram para o Brasil devido ao temor da coroa portuguesa de uma invasão dos espanhóis e para colonizar a costa sul do país. As péssimas condições econômicas em que se encontrava Portugal e a falta de perspectiva de trabalho e desenvolvimento para a população.

b) Os Alemães chegaram a partir de quando? Pra onde se dirigiram? Quando se intensificou? Chegaram em 1824, inicialmente foram para o vale do rio dos sinos no RIO Grande do Sul, posteriormente dirigiram-se para o Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espirito Santo. E foi intensificada a imigração no decorrer do século XIX.

c) Os italianos chegaram a partir de quando? Qual o motivo da migração? Pra onde se dirigiram? O que ocorreu a partir de 1929?  Chegaram ao Brasil em 1870 devido ao período de crise que a Itália vivia, foram para o interior estado São Paulo para as plantações de café. A partir de 1929 com a redução dos postos de trabalho devido à crise, os imigrantes foram para a capital, São Paulo, procurar emprego nas indústrias.

d) Explique como foi à migração dos Sírio e Libanês?  Chegaram ao Brasil em busca de melhores condições de vida, dirigiram-se para São Paulo e para a Região Norte e Nordeste.   São comerciantes e atualmente há nas grandes cidades brasileiras ruas especializadas em comercio Árabe.

e) Como foi à migração japonesa? Vieram para o Brasil em 1908 devido à má condição econômica que viviam, a qual faltava alimentos e empregos. Fixaram-se principalmente no Pará, Paraná e São Paulo. Desenvolveram modernas

17) Em relação a estrutura da população brasileira, responda:         

a) Qual a população, território e densidade demográfica? A população do Brasil é de 190755799 habitantes, sua densidade demográfica é de 22,4 hab./km² e sua área territorial é de 8 515 692,272.

b) Quais os quatro países mais povoados que o Brasil? China, Índia, Indonésia e EUA.

c) Como era a população no início do século passado? Contava com poucos aglomerados populacionais, era menor que atual e predominantemente agrícola.

d) O que ocorreu com população a partir da segunda metade do século XX? Iniciou um processo de redução da população rural e aumento da população urbana.

e) Com a chegada da indústria, os quais as modificações ocorridas na sociedade brasileira? Novos arranjos espaciais se definiram e a distribuição da população se alterou.

18) O que ocorreu no meio agrícola, com o aumento da atividade industrial no Brasil?  Ocorreu uma modernização dos meios de produção;

19) O que a modernização do setor agrícola provocou? . Causou aumento do uso de máquinas e consequente aumento no desemprego, as famílias deixaram o meio rural e foram pra cidade procurar emprego na indústria.

20. O que a chegada dos migrantes vindos do interior provocou nas cidades?   Provocou o aumento rápido da população das cidades, a ocupação de áreas impróprias e consequente surgimento das favelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURSO OPÇÃO - FONTES DE ENERGIA