terça-feira, 8 de maio de 2012

1º ANO COLÉGIO MONTESSORI - CORREÇÃO


PESQUISA BIBLIOGRÁFICA – 1º ANO  AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E AS PAISAGENS GEOGRÁFICAS LIVRO PÁG. 87 – 93

1. QUAL A INFLUÊNCIA DAS ERA GLACIAIS NAS MUDANÇAS DAS PAISAGENS:
As eras glacias provocaram mudanças no clima que por sua vez afetam diretamente as paisagens ao longo das eras glaciais.

2. COMO PODEMOS IDENTIFICAR AS PAISAGENS, ANTES DAS GRANDES MUDANÇAS PROVOCADAS PELAS ERAS GLACIAIS?
Identificamos por meios de vestígios nas paisagens atuais e  estudando os fósseis, os quais nos fornecem informações de como eram os climas que determinaram as características do relevo, vegetação e hidrografia.

3. É VERDADE AFIRMAR QUE O SER HUMANO ESTÁ ALTERANDO O CLIMA NA TERRA? JUSTIFIQUE.
Sim, pois as atividades desenvolvidas pelo homem têm produzido muitos gases como os dióxidos de enxofre, de nitrogênio e de carbono, que ao serem liberados, acumulam-se na atmosfera e intensifica o efeito estufa fazendo aumentar a temperatura média do planeta e modificando a dinâmica do clima global.

4. EM RELAÇÃO AO AQUECIMENTO GLOBAL ATMOSFÉRICO RESPONDA:

A) DIFERENCIE EL NIÑO E LA NIÑA.
EL NIÑO: fenômeno climático que provoca o aquecimento cíclico das águas do pacífico sul e que influência a circulação atmosférica alterando o clima global.

LA NIÑA: fenômeno climático que provoca o resfriamento cíclico das águas do pacífico sul e que influência a circulação atmosférica alterando o clima global.

B) O QUE É EFEITO ESTUFA?
É o aquecimento natural da atmosfera, que retém parte do calor refletido pela superfície e terrestre, mantendo a média de temperatura do planeta em torno dos 15°c. o restante do calor é irradiado para o espaço.

C) O QUE É EFEITO ESTUFA INTENSIFICADO?
É quando a quantidade de gases e de fuligem, produzidas pelo homem acumulam-se na atmosfera. Este fato impede a saída do calor que deveria sair do planeta e com isto, o efeito estufa é aumentado (intensificado), provocando o aumento da temperatura média global.

5º)  EM RELAÇÃO AOS PROBLEMAS CLIMÁTICOS URBANOS  RESPONDA:

A) O QUE É MICROCLIMA URBANO?
São as alterações do clima local e regional, provocadas pelo surgimento das grandes cidades que produzem grande quantidade de gases poluentes por meio das fábricas e automóveis.

B) O QUE É ILHA DE CALOR?
É um fenômeno climático urbano provocado pelo aquecimento exagerado das regiões centrais das grandes cidades, devido a grande quantidade de prédio, de concreto, de asfalto, de gases estufa (SO2, NO2, CO2) e da  falta de áres verdes.

C) O QUE É INVERSÃO TÉRMICA?

É um fenômeno climático urbano que ocorre com frequência em grandes cidades industriais localizadas em área deprimidas e cercadas por serras ou montanhas, este fato dificulta a circulação do ar.    
Isto ocorre quando uma camada de ar quente impede a dispersão dos poluentes laçados na atmosfera por automóveis e fábricas. Este fenômeno causa problemas respiratórios devido a falta de dispersão dos poluentes.

D) EXPLIQUE A CHUVA ÁCIDA.

É um fenômeno que ocorre com frequência em grandes cidades industriais com grande concentração de veículos automotores ou próximo a usinas termelétricas que usam combustíveis fósseis.
Este fenômeno ocorre a partir da combinação do vapor de água presente na atmosfera e o óxido de enxofre, óxido de nitrogênio e óxido de carbono. (SO2, NO2, CO2), formando os ácidos sulfúrico, nítrico e carbônico.

OBS: COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

Tipos:
Carvão Mineral;
Petróleo;
Gás Natural;
Xisto Betuminoso.

Gases nocivos (ruim) ao efeito estufa produzidos pela queima dos combustíveis fósseis:

Dióxido de Enxofre - SO2
Dióxido de Nitrogênio - NO2
Dióxido de  Carbono  - CO2










Nenhum comentário:

Postar um comentário