quinta-feira, 8 de setembro de 2011

AULA OPÇÃO

QUESTÕES - UFBA/2010

01. Com base nas representações gráficas dos países do globo, proporcionais aos temas relacionados em I e II, e nos conhecimentos sobre o estudo da população mundial, pode-se afirmar:
 (01) Em I, a maioria dos países em destaque possui uma irregular distribuição espacial da população, níveis de desenvolvimento heterogêneos e integra blocos econômicos distintos, mas, grande parte deles não apresenta elevadas densidades demográficas.
(02) Em II, estão representados alguns países considerados desenvolvidos, que se localizam no Hemisfério Norte e não detêm altas taxas de natalidade e baixas expectativas médias de vida.
(04) Em II, a diminuta representatividade do continente africano advém das reais condições políticas e socioeconômicas, às quais os países que nele se encontram estão submetidos há muitos anos.
(08) Os gráficos I e II permitem constatar que os países de maior representatividade absoluta da população são também os que têm maior destaque quanto ao Produto Nacional Bruto (PNB).
(16) A expressiva disparidade representada pelo Brasil, em I e II, relaciona-se diretamente com a inexistência do desemprego estrutural e com a capacidade de rápida recuperação econômica das classes D e E da sociedade brasileira.
(32) Os países que produzem maiores quantidades de riquezas são, necessariamente, aqueles nos quais a população vive em melhores condições, sobretudo quando impera a concentração de renda.
Soma=


02.O processo [...] de industrialização impulsionado [nas últimas décadas] não foi capaz de criar empregos suficientes para absorver a população economicamente ativa (PEA) [...] que passou a viver nas cidades. Na realidade, a automação do processo produtivo industrial em andamento nas últimas décadas, com a introdução de robôs, máquinas digitais e informatizadas e técnicas toyotistas de produção, tem desencadeado a dispensa de um grande contingente de operários [...]. (BOLIGIAN; ALVES, 2004, p. 409).
 




Com base na ilustração, no texto e nos conhecimentos sobre o momento atual no contexto da sociedade contemporânea, em particular, no relacionamento do homem com a máquina.
a) cite uma consequência da atual automação tecnológica no plano da oferta de trabalho no Brasil;

b)indique uma mudança nas relações de trabalho resultante da Revolução Tecnológica;

c)informe onde teve início o Toyotismo e cite uma das principais características desse


03. A partir da análise da ilustração e com base nos conhecimentos sobre desigualdades socioeconômicas regionais, associadas aos problemas de exclusão social no Brasil.



a) relacione dois fatores que explicam as desigualdades socioeconômicas existentes entre as regiões brasileiras;

b) apresente uma justificativa para a origem e a disseminação da intensa segregação socioespacial ocorrida nas grandes e médias cidades;

c)  mencione dois fatores que contribuíram para a recente elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no território brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

9º ANO ROTEIRO QUESTÕES CAP. 11