segunda-feira, 14 de março de 2011

7º ANO - CORREÇÃO DO ROTEIRO DE QUESTÕES


LOCALIZAÇÃO, RELEVO E HIDROGRAFIA DO BRASIL

01. QUAIS SÃO AS CLASSIFICAÇÕES DO RELEVO BRASILEIRO?
Aroldo de Azevedo - 1949.
Aziz Ab’Saber - 1962.
Jurandyr Ross - 1990.

02. QUAIS OS 04 HEMISFÉRIOS DO PLANETA E EM QUAIS DELES O BRASIL ESTÁ LOCALIZADO?
Em relação à linha do Equador – Hemisfério Norte e Sul

Em relação ao meridiano de Greenwich – Hemisfério Leste – Oriental e Oeste – Ocidental;

O Brasil está localizado totalmente no hemisfério Oeste – Ocidental e no hemisfério Norte (menor parte do território) e Sul (maior parte do território)

03. EM RELAÇÃO AO RELEVO EXPLIQUE:
A) O PROJETO RADAM BRASIL;  
O Radambrasil foi um projeto de levantamento de imagens da superfície do território brasileiro, entre os anos de1970 e 1985, por meio de um sofisticado radar instalado em um avião.

 B) AS FORMAS DO RELEVO;   
Planaltos: superfícies elevadas e aplainadas, marcadas por escarpas, onde o processo de desgaste é superior ao acúmulo de sedimentos.

Planícies: Correspondem a superfícies relativamente planas, onde a deposição de sedimentos é superior ao seu desgaste.

Depressões: É uma forma de relevo aplainado, onde podem ser encontradas baixas colinas. Elas podem ser absolutas, quando a região está abaixo do nível do mar; e relativas, quando a região fica acima do nível do mar, mas apresentam uma altitude inferior às suas áreas vizinhas.

C) EROSÃO E SEDIMENTAÇÃO;
Sedimentação é o processo de acumulação ou concentração de sedimentos (restos de animais, minerais e vegetais) que são carregados pelos agentes erosivos e depositados e compactados em uma área mais baixa.
D) OS AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO. 

Agentes Internos ou endógenos: É o processo de criação e destruição do relevo baseado no tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos.

Externos ou exógenos: É o processo de criação e destruição do relevo que atua na superfície terrestre e que modifica as paisagens, como a erosão que pode ser eólica, fluvial, glacial, marinha, pluvial, e biológica.
 E) O QUE É ENCOSTA? É O nome dado a todas as superfícies inclinadas que delimitam as áreas elevadas do relevo, ou seja, é a parte mais inclinada de uma montanha ou serra.
04. QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DA CLASSIFICAÇÃO DE JURANDYR ROSS?
Foi baseada no Projeto Radambrasil que ocorreu entre1970 e 1985;
Estabeleceu 28 unidades de relevo;
Adicionou ao relevo do Brasil a forma de depressão – relativa e absoluta.

05. O QUE É DESLIZAMENTO DE TERRAS E PORQUE ELS ACONTECEM?
É um fenômeno geológico que provoca a movimentação do solo em área de encosta que tem sua vegetação removida e ocupada de forma desordenada pela população. Eles acontecem na época das chuvas, que encharca o solo provocando a sua movimentação. Normalmente provoca mortes e muitos danos materiais onde ocorre.
06. EM RELAÇÃO À HIDROGRAFIA DO BRASIL EXPLIQUE:
A) O QUE É HIDROGRAFIA? É o ramo da geografia que estuda os oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da atmosfera e rios.
B) O QUE É BACIA HIDROGRAFIA? É uma área drenada ou banhada por um rio principal e seus afluentes.
C) O QUE É UM RIO E UM AFLUENTE? É um curso de água que se mantém constante em seu fluxo, durante todas as estações do ano. Todo rio que deságua em outro rio é chamado de afluente.
D) O QUE É UMA REDE HIDROGRÁFICA? É o conjunto dos rios e afluentes de uma região.

07. CITE AS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL:

Bacia Amazônica, Bacia do Tocantins - Araguaia, Bacia Platina ou da prata, Bacia do são Francisco, Bacia Atlântico Sul - Trechos Norte e Nordeste, Bacia Atlântico Sul - Trecho Leste e Bacia Atlântico Sul - Trechos Sudeste e Sul.

08. O QUE É UM DIVISOR DE ÁGUA?

É o limite que define as diferentes bacias, são as elevações no relevo (uma serra, um planalto, uma cordilheira, colinas baixas) que separam as águas pluviais que alimentam os rios.

09. QUAIS OS TIPOS DE REGIME DE ABASTECIMENTO DOS RIOS?
Pluvial, Nival e Misto
10. CITE OS TIPOS DE DRENAGEM DOS RIOS E QUAL O QUE PREVALECE NO BRASIL.
Drenagem exorréica e endorréica, o tipo de drenagem que prevalece no Brasil é a exorréica.
11. EXPLIQUE OS TIPOS DE ESCOAMENTO DOS RIOS.
Rio perene: É o tipo de rio que apresentam volume de água o ano todo, ou seja, não seca.

Rio temporário ou intermitente: É o tipo de rio cujos leitos secam durante certo período do ano.

Rio efêmero: É o tipo de rio que suas águas só ocorrem em períodos de fortes chuvas, também é conhecido como torrentes.

12. EM RELAÇÃO AO RELEVO QUAIS OS TIPOS DE RIO.
Rio de planalto e rio de planície.
13. O QUE É UMA HIDROELÉTRICA E QUAL SUA FUNÇÃO?
Uma usina hidrelétrica ou central hidroelétrica é um conjunto de obras e de equipamentos, que produzem eletricidade a partir do aproveitamento das quedas d'água, ou seja, do potencial hidráulico existente em um rio.
14. EXPLIQUE O PROJETO DE TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO.
O projeto de transposição visa a bombear as águas do médio curso do rio para dois eixos: um (deles) voltado para o Ceará/Rio Grande do Norte, e o outro para Pernambuco/Paraíba. A intenção é tornar permanentes rios temporários que abastecem açudes nessa região. O rio São Francisco nasce na serra da Canastra, em Minas Gerais, e segue rumo norte. Após atravessar o sertão da Bahia, direciona-se para o leste, passando pelo estado de Pernambuco e servindo como fronteira entre Alagoas e Sergipe, até desaguar no oceano Atlântico. Este projeto pretende atender a uma necessidade histórica de grande parcela da população sertaneja do Nordeste, sujeita a freqüentes períodos de seca. O desvio de parte das águas do São Francisco visa abastecer açudes instalados no interior de áreas semi-áridas. O mais importante, no entanto, é o uso que se fará dessas águas, que deverá contemplar não só a satisfação das necessidades de consumo dos habitantes, mas também, para a viabilização de projetos de desenvolvimento social e econômico, especialmente na agropecuária, a fim de que o Sertão Nordestino passe a oferecer uma melhor qualidade de vida a seus habitantes.


PROFESSOR: EFÉSIO SALGADO.
DISCIPLNA: GEOGRAFIA.
6ª SÉRIE / 7º ANO.             TURMA: A,B,C,D e E.

POSITIVO -  6ª SÉRIE / 7º ANO, VOL 01, DIVERSIDADE DE PAISAGENS BRASILEIRAS - RELEVO E HIDROGRAFIA DO BRASIL – PÁG. 17 ATÉ 32.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

9º ANO ROTEIRO QUESTÕES CAP. 11