quarta-feira, 30 de março de 2011

6º ANO - TEXTO COMPLEMENTAR - MEIO AMBIENTE

 

LIXO E RECICLAGEM

O crescimento econômico, o desperdício e o uso de descartáveis fazem com que a produção de lixo no mundo seja enorme. Os Estados Unidos, sozinhos, geram 200 milhões de toneladas de lixo por ano, o que dá cerca de 725 quilos por habitante.

Os ambientalistas alertam que é importante diminuir a produção de lixo. Um jeito de fazer isso é preferir garrafas retornáveis e usar menos embalagens descartáveis. Outra maneira de contribuir para a diminuição de lixo é reciclar, transformando materiais usados em novos produtos.A reciclagem ajuda a combater a poluição e a diminuir a destruição do meio ambiente.Além do papel, o plástico, o vidro e o alumínio são os materiais mais reciclados. O Brasil é o país que mais reaproveita o alumínio, principalmente o das latas de refrigerante e cerveja.
             Essa reciclagem não exige cuidados especiais. Já o caso do vidro, o processo é mais trabalhoso. O plástico pode ser utilizado apenas para alguns produtos, pois perde resistência e elasticidade ao ser reciclado. Almanaque Recreio. São Paulo, Abril, 2003.

VOCABULÁRIO: 
Ambientalistas – Pessoas  relacionadas à proteção ambiental; 
Processo – Modo de executar algo; 
Resistência – Ação ou efeito de não se deixar dominar


Reciclagem
Reciclagem é um termo que está sendo utilizado há mais de 30 anos, quando o início da preocupação com o Meio Ambiente, porém, por definição ele agrega o significado de "Reciclar", ou seja, pode ser entendido como sendo o ato de que através de vários processos um determinado material retorne ao seu ciclo de produção, após já ter sido utilizado e descartado, para que novamente possa ser transformado em um bem de consumo, assim economizando energia e preservando os recursos naturais e o meio ambiente.

Por que Reciclar ?
Os benefícios da reciclagem são inúmeros. Vejamos alguns deles: 

* diminuição da quantidade de lixo a ser aterrado, levando-se em consideração que 30% em peso do lixo gerado corresponde a materiais que poderiam ser reciclados;

* preservação dos recursos naturais: 1 ton. de alumínio reciclado corresponde a 5 ton. de bauxita, 54 árvores de pinus com altura média de 12mts. e diâmetro médio em torno de 12cm com densidade básica de 300Kg/seco/m3 corresponde a 1 ton. de pasta celulósica, ou ainda, 34 árvores de eucalipto com altura média de 12mts e diâmetro médio em torno de 12cm com uma densidade básica de 500Kg.seco/m3, no caso de vidro cerca de 1ton de vidro novo corresponderia a 1,2 ton. de matéria prima e no caso do plástico cada ton corresponde a cerca de 7 barris de petróleo; 

* economia de energia: processo de fabricação do alumínio cerca de 20 vezes, aço 4 vezes, papel 2 vezes, 1Kg de plástico corresponde a 1 litro de petróleo em energia, e no caso do vidro para cada 10% utilizado na mistura tem-se uma economia de 2,4% da energia que seria necessária para a fusão; 

* diminuição da poluição do meio ambiente; 

* geração de empregos em um novo tipo de segmento, a indústria da "reciclagem";

* menos poluição do ar, da água e do solo;

* melhora a limpeza da cidade, pois o morador que adquire o hábito de separar o lixo, dificilmente o joga nas vias públicas;

* gera renda pela comercialização dos recicláveis;

* minimiza o esgotamento dos recursos não-renováveis; 

* diminui o desperdício;

* dá oportunidade aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram.

Processo de Reciclagem
O processo de reciclagem inicial implica na coleta seletiva e posterior triagem com a separação dos materiais que serão reaproveitados. 
O processo requer a conscientização das pessoas, da importância e dos benefícios que a reciclagem proporciona. Torna-se mais célere e viável quando existe consciência da importância da reciclagem e dos seus benefícios. 
Partindo-se do reaproveitamento em casa, nos escritórios, nos estabelecimentos comerciais, empresas, etc.
Papel: o processo começa com um banho de detergentes e solventes para retirar a tinta. O papel é transformado numa pasta. As impurezas são removidas com uma série de lavagens. Depois a pasta é misturada com cloro, que a torna branca. 

Metais: as latinhas de alumínio são prensadas e misturadas em fornos com o metal bruto. Para cada tonelada de alumínio, são retiradas da terra quatro toneladas de bauxita.

Vidros: para que os cacos de vidro sejam transformados em novos copos, garrafas e embalagens, precisam ser triturados e moídos. O material reciclado pode compor materiais de construção. Os únicos vidros que não podem ser reciclados dessa forma são os espelhos e as lâmpadas, porque a sua composição química não permite esse processo. 

Plásticos: a reciclagem do plástico é muito simples. São cortados em pequenos pedaços e derretidos junto com resina de petróleo. 

Um comentário: