domingo, 11 de abril de 2010

LN CONCURSO - CFO - RELEVO DO BRASIL 01

1. Em relação ao relevo do Brasil escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa.

( ) O fator tempo possui importância considerável na formação do solo. Em determinadas condições, as reações químicas que originam o solo podem ser favorecidas, como no caso das temperaturas mais baixas.
( ) No sertão do Nordeste brasileiro os solos, geralmente, são muito espessos e a ocorrência de chuvas torrenciais torna-os pouco sujeitos à erosão.
( ) Na Zona da Mata nordestina ocorrem solos escuros denominados "massapê", de grande plasticidade em virtude do alto teor de argila.
( ) O solo é um complexo vivo elaborado na superfície de contato da crosta terrestre, com seus invólucros - atmosfera, hidrosfera - e formado de organismos vegetais e animais que lhes dão a matéria orgânica.
( ) Quando a água das chuvas tende a concentrar-se, formam-se pequenos sulcos e ravinas que, evoluindo, podem fazer desaparecer a camada de importância agrícola do solo.

2. Em relação ao relevo do Brasil escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa.

( ) as bacias sedimentares correspondem a 64% do território nacional, constituindo grandes bacias, como a Amazônica, a do Meio-Norte, a do Paraná, a São-franciscana e a do Pantanal Mato-grossense;
( ) o relevo brasileiro apresenta modestas altitudes, já que a quase totalidade de nossas terras possui menos de 1.000 metros;
( ) o planalto Nordestino é uma região de baixas altitudes, em que se alternam elevações cristalinas, como as da Borborema e Baturité, com extensas chapadas sedimentares, como as do Araripe, do Apodi, do Ibiapaba e outras;
( ) as planícies e terras baixas costeiras formam uma longa e estreita faixa litorânea, que vai desde o Maranhão até o sul do país;
( ) o planalto Meridional, situado nas terras banhadas pelos rios Paraná e Uruguai, é dominado por terrenos sedimentares recobertos parcialmente por derrames basálticos.

3. Na questão a seguir, que trata do relevo brasileiro, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.

(01) O Planalto Brasileiro é a mais extensa unidade planáltica no território do Brasil.
(02) O Planalto Brasileiro é comumente dividido em duas subunidades: Planalto Central e Planalto das Guianas.
(04) O Planalto Meridional brasileiro é constituído por grandes extensões de planaltos sedimentares e basálticos, dispostos em patamares e margeados por depressões.
(08) Ao Norte do Planalto das Guianas ocorre uma região serrana em que se destacam as serras Parima, Pacaraíma, Tumucumaque e Acaraí.
(16) Na Planície Amazônica, além das planícies típicas ao longo do rio, encontram-se também baixos planaltos, denominados de "terra firme".
soma = ( )

4. A propósito das grandes planícies e terras baixas brasileiras e de sua distribuição geográfica pode-se afirmar que elas:
a) predominam em área com relação aos planaltos e a mais contínua é a planície litorânea.
b) ocupam extensões menores do que os planaltos, apesar de sua grande expressão na Amazônia.
c) equivalem em área aos planaltos, com a planície amazônica representando a metade de sua extensão.
d) integram um sistema único e contínuo de depósitos sedimentares quaternários.
e) correspondem geologicamente a bacias sedimentares antigas.

5. É muito comum que se faça referência a uma grande porção de terras genericamente chamada de "planalto brasileiro". Analisando-a, constata-se que esta denominação é:

a) correta, pois apesar das diferentes estruturas geológicas, a unidade desse planalto está na homogeneidade das formas de relevo encontradas.
b) discutível, pois a identidade desse planalto reside no predomínio das baixas altitudes e não nas semelhanças geológicas.
c) cientificamente correta, pois sua unidade está relacionada aos processos de formação semelhantes, destacando-se a acentuada atividade tectônica recente.
d) correta, pois sua localização em área de clima tropical tornou semelhantes os processos erosivos responsáveis pelas formas de relevo encontradas.
e) discutível, pois neste conjunto encontram-se tanto estruturas geológicas como formas de relevo muito distintas.

6. Da ação de solapamento realizada pelas ondas do mar na costa brasileira resulta uma forma de relevo escarpado, que se apresenta, geralmente, mais vertical nas formações sedimentares que nas cristalinas. São:

a) os tômbolos.
b) os "pães-de-açúcar".
c) as falésias.
d) os canyons.
e) os fjords.

7. Assinale a ÚNICA alternativa que completa esta proposição: As planícies correspondem a áreas de relevo muito suave, de altitude inferior a dos terrenos vizinhos, apresentando, por essa razão, processo de deposição de sedimentos superior ao erosivo, e podem ser:

a) eólicas e aluviais;
b) costeiras e basálticas;
c) aluviais e cristalinas;
d) cristalinas e basálticas;
e) basálticas e lacustres.

8. Sobre os agentes modificadores do relevo é incorreto afirmar:
a) Os agentes modificadores ou exógenos atuam incessantemente sobre o relevo terrestre, e conseguem modificar sensivelmente a paisagem geomorfológica através dos processos de erosão e de sedimentação.
b) A decomposição química de certas rochas, provida pela ação lenta da umidade do ar, constitui o processo estático de erosão de maior eficiência.
c) A erosão mecânica ou dinâmica manifesta-se pela desagregação das rochas produzidas pelas mudanças bruscas de temperatura, pelos ventos, chuvas, águas correntes e ondas do mar.
d) A desagregação mecânica das rochas sob o efeito de mudanças térmicas da atmosfera manifesta-se com maior freqüência nas regiões de climas úmidos, onde as oscilações termométricas diurnas mostram-se acentuadas.
e) No processo de sedimentação, todo o material residuário fornecido pelos altos relevos é transportado e deposita-se no fundo dos mares ou, em distâncias menores, no sopé das cristas montanhosas, nos fundos dos vales, nas margens dos rios etc.

09. Estruturas geológicas são diferentes tipos de rochas (e minerais) que compõem a litosfera. A respeito da estrutura geológica do Brasil, é INCORRETO afirmar que:
a) o território brasileiro é formado fundamentalmente por duas estruturas geológicas: os maciços antigos e as bacias sedimentares.
b) a base estrutural do nosso território é de natureza cristalina, portanto muito antiga e rígida.
c) os afloramentos superficiais do embasamento cristalino só representam cerca de 36% do total da superfície do país, ao passo, que as áreas sedimentares representam em torno de 64%.
d) os terrenos formados na era proterozóica são de grande importância, porque geralmente aparecem associados às jazidas de minerais metálicos.
e) as bacias sedimentares apresentam camadas dispostas horizontalmente ou quase horizontalmente, o que evidencia a atuação de agentes internos.

10. Baseado na formação geológica do relevo terrestre, pode-se dizer que o Vale do Paraíba e o Canal de Moçambique constituem exemplos de:
a) Vales glaciários.
b) fossas tectônicas.
c) Maciços Antigos.
d) Cadeia de Montanhas
e) Vales Sedimentares

GABARITO

1. F F V V V

2. V V V V V

3. 01 + 04 + 08 + 16 = 29

4. B 5. E 6. C 7. A

8. D 09 E 10. B

Nenhum comentário:

Postar um comentário

9º ANO CAPITULO 11