domingo, 28 de fevereiro de 2010

GEO - 8º ANO

ROTEIRO DE QUESTÕES - CORREÇÃO
REGIONALIZAÇÃO MUNDIAL

01. Por que é importante dividir em regiões os vários continentes do planeta ?

Dividir ou regionalizar o planeta facilita entender de forma detalhada a realidade de cada região ou continente do mundo, destacando sua diversidade cultural, étnica, física, econômica entre outras características.

02. Explique:

A) geopolítica: Geopolítica é o termo empregado para as estratégias e ações tomadas pelo Estado em relação ao território e à sua área de influência tanto dentro quanto fora do país.


B) Eurásia: Grande bloco continental do ponto de vista físico(geológico), no qual está localizado o continente europeu e o asiático.

C) Continente: Os continentes são grandes extensões de terras emersas limitadas pelas águas dos mares e , oceanos.

D) Capitalismo: Sistema político e econômico caracterizado pela propriedade privada dos meios de produção, pela lei de mercado (oferta e procura) e pelo lucro, objetivo principal deste sistema.

E) Socialismo: Sistema político e econômico baseado na propriedade pública ou coletiva dos meios de produção que visa a distribuição justa de bens, caracterizando a igualdade de oportunidades para todos os indivíduos.

F) Ordem Bipolar: Após a segunda guerra até a queda do muro de Berlim em 1989 o mundo apresenta-se dividido entre os socialista e os capitalistas, é por isso deu-se uma grande disputa ideológica entre os E.U.A (Estados Unidos) e U.R.S.S (União Soviética) , este período também é conhecido como GUERRA FRIA

G) Ordem Multipolar: Com o fim da Bipolaridade o planeta passou a ser influenciado por três grandes centros econômicos, Japão, União Européia e E.U.A este equilíbrio de poder passou a chamar-se multipolaridade.

03. Há vários critérios usados para regionalizar o nosso planeta e baseado neles responda as questões a seguir:

A) Em relação à distribuição dos países, como está regionalizado o nosso planeta?

Está organizado em seis continentes: África, Ásia, América, Europa, Oceania e Antártica.

B) Tendo como base a divisão histórico-geográfica, como está dividido o nosso planeta?

Velho Mundo, formado pela Europa, Ásia e África (área de ocupação mais antiga);

Novo Mundo, formado pela América;

Novíssimo Mundo, Formado pela Oceania.

C) Considerando o nível de desenvolvimento socioeconômico, como se divido o planeta?

Primeiro Mundo: Formados pelos países capitalistas ricos.

Segundo Mundo: Formados pelos países Socialista.

Terceiro Mundo: Formados pelos países capitalistas pobres.

04.Explique o que foi a guerra fria.

Foi uma disputa ideológica entre os capitalista – E.U.A e os socialista – U.R.S.S, que ocorreu entre final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991). É chamada "fria" porque não houve uma guerra propriamente dita, existiram apenas ameaças, pois os dois países detinham imenso arsenal nuclear.

05. A divisão mundial em países do norte e países do sul não segue os limites da linha do equador, por que?

Pelo fato de esta regionalização não leva em conta a divisão física do planeta, pela linha do Equador e sim pelo desenvolvimento econômico e social do grupo de países.

06. Qual é o conceito de país subdesenvolvido e de país desenvolvido?

Países desenvolvidos: são os que apresentam elevada industrialização e desenvolvimento técnico e científico.

Países subdesenvolvidos: são aqueles que possuem industrialização tardia e dependente. Esses países apresentam reduzido desenvolvimento científico, tecnológico e socioeconômico.

07. Explique o que é um pais emergente e cite cinco deles.

São os países que têm intensificado a sua industrialização e investido em tecnologia são chamados de países em desenvolvimento ou emergentes. São eles: Brasil, México, Argentina, Chile, África do Sul, índia, Malásia, China,

08. Em relação à pobreza dos países subdesenvolvidos, cite os principais motivos que os deixam na atual condição miserável.

Exploração histórica realizada pelos países ricos, governos corruptos, má distribuição de renda, políticas públicas inadequadas, grande dívida externa, entre outros.


OBS: A QUESTÃO Nº 09, SERÁ DEBATIDA EM SALA.

6 comentários:

CURSO OPÇÃO - FONTES DE ENERGIA